quem somos

O Centro de Serviços do Ambiente - CESAB foi criado em 1992 com o objetivo de prestar apoio técnico e científico ao desenvolvimento de ações de proteção ambiental, nomeadamente à exploração de sistemas de saneamento básico, ao controlo de águas, quer para abastecimento, quer de águas residuais e ainda de investigação científica e tecnológica na área dos tratamentos de águas.

Para dar resposta ao D.L. nº 74/90 que introduzia, pela primeira vez, a obrigatoriedade das Entidades Gestoras terem um plano de controlo da qualidade da água que distribuíam, a Comissão de Coordenação da Região Centro e a Direcção Regional do Ministério do Ambiente incentivaram um conjunto de Municípios a criarem este centro de serviços de utilização comum.

O CESAB é uma Associação sem fins lucrativos de direito privado, cujo reconhecido Know How tem por base um forte investimento efectuado em Equipamento e na qualificação dos seus Colaboradores.

  1. Elevado número de ensaios acreditados e em diversos tipos de produtos - águas de consumo, naturais continentais, marinhas, águas residuais, águas de processo, lixiviados, lamas, solos e sedimentos e resíduos sólidos, entre outros.
  2. Experiência em áreas técnicas diversas:
    • Elevado nível de equipamento
    • Reduzido número de subcontratações
    • Grande autonomia
  3. A competência, esforço a enfoque na satisfação dos requisitos dos Clientes, permitem-nos ter:
    • Excelentes Desempenhos em Ensaios Interlaboratoriais
    • Bom retorno da opinião dos Clientes
    • Cooperação com outros intervenientes no sector – ERSAR, RELACRE.