acreditações

Atualmente o CESAB tem o Certificado de Acreditação número L0297 e tem 171 ensaios acreditados em 12 tipo de produtos - Águas de Consumo, Águas Naturais, Águas de Processo, Lixiviados, Eluatos, Águas Residuais, Águas de Piscina, Águas Balneares, Solos, Lamas, Sedimentos e Resíduos Sólidos. O que se traduz presentemente em mais de 500 combinações ensaio/produto acreditadas, onde está incluída a colheita de amostras, conforme descriminado no anexo técnico em vigor.

O âmbito da Acreditação será alargado em breve.

Para consultar a informação actualizada sobre o âmbito da Acreditação do CESAB clicar na seguinte ligação.
ver documento

O CESAB, pelos seus bons desempenhos, é membro, desde 2005, da Comissão Consultiva dos EAA – Ensaios de Aptidão em Análises de Águas, promovidos pela RELACRE – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal, cuja função é a Assistência Técnica ao Responsável Técnico.

O CESAB faz parte da Comissão Técnica de RELACRE CTR1- Análise de Águas.

O CESAB foi convidado pela RELACRE para ser o Laboratório Piloto nas primeiras 4 distribuições do Ensaio Interlaboratorial de análises em campo: Cloro residual, Temperatura, Oxigénio Dissolvido, pH e Condutividade.

O CESAB pertenceu ao grupo de trabalho da ERSAR que elaborou a recomendação ERSAR n.º 04/2011
"Avaliação do Risco na Determinação do Sabor em Amostras de Água para Consumo Humano".

O CESAB encontra-se considerado Apto, pela ERSAR para a realização de todos os ensaios incluídos nos PCQAs – Planos de Controlo da Qualidade da Água. Actualmente, apenas subcontrata, a laboratórios acreditados para esses ensaios, determinação de Epicloroidrina e dos parâmetros radiológicos.